Como Rosane Fetter define o trabalho de Milton Erickson

Milton Erickson usava sensações, sentimentos, confusões mentais, alterações de consciência, sugestões verbais diversas dentre outras formas para encontrar “o porque” de o paciente estar com angústia, assim usou o método não convencional para a cura do paciente.
Milton Erickson disse certa vez que o transe continha muita atividade cerebral interna. O paciente hipnotizado perde o estado de alerta, mas tem a consciência preservada, coisa que com a hipnose clássica não ocorre, pois nela a prioridade é obedecer ordens, onde a mente atende sugestões impositivas, o poder está no hipnólogo.

Para Milton Erickson o poder da hipnose vem do próprio paciente. A hipnose Ericssoniana é um estado mental semelhante ao sono onde o foco é ampliado e o terapeuta sugere mudanças nas sensações, nas percepções, nos pensamentos que geram outros comportamentos.
Este modelo foi distinto de outros porque as ideias de Milton Erickson eram autônomas e muito criativas. Ele foi um gênio da hipnose!

De acordo com Milton Erickson “a sugestão tem o efeito de alterar as capacidades sensoriais e motoras para com isto modificar um comportamento indesejado.”
Exemplo disto pode ser o vício em comida, fazendo a pessoa ter um desejo incontrolável e avassalador sobre seu comportamento e comer passa a ser a prioridade máxima. Este vício remove obstáculos para conseguir que a pessoa tenha satisfação .
Para Milton Erickson este comportamento pode ser eliminado através da sugestão hipnótica pois em estado focado e alterado de consciência mental o paciente recebe informações de outro comportamento, ele tem o poder de aceitar e mudar o comportamento indesejado referente a comida. A hipnose absorve uma sequência de ações que passa a acontecer de modo consciente o que ocorreu de modo inconsciente. O transe é único e transformador!
Cada pessoa experiencia o transe a seu modo e o que é muito interessante que o Milton Erickson fez modelos próprios, como ele dizia: embrulhar para presente, pois depois de conhecer o paciente ele organizava o método próprio, mudando alguns preceitos porém o fenômeno hipnótico ocorria e a absorção era favorecida.

Para finalizar vou explanar a relação que tenho com a hipnose Ericksoniana, fui apresentada à ela no curso de Psicanálise através do professor Adamo Brasil, ali observei o modo diferente de agir na clínica, principalmente nas questões de dores psicossomáticas. Um colega relatou que não sentia mais a dor que lhe incomodou por anos depois de ser hipnotizado pelo Adamo. Isto me deixou muito interessada, foi quando eu comecei meu estágio e após a conclusão do curso fui para a clínica atuar e percebi que a sugestão hipnótica funciona quando você deixa ao paciente o compromisso de sua cura, claro que, com orientações pontuais e com o método próprio as coisas vão acontecer na medida que o paciente ganha confiança e respeito pelo método Ericksoniano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.