Hipnose nada mais é que um estado de transe induzido por uma ou mais técnicas que visam deslocar sua atenção de tudo o que está fora de ti para uma experiência interna.
Esse movimento de internalização pode ser realizado com vários objetivos, inclusive terapêuticos. Milton Erickson foi um psiquiatra norteamericano que se esforçou para desenhar um modelo personalizado de terapia, alguns de seus alunos chegaram a mencionar que ele nunca repetiu uma técnica, que ele sempre buscou fazer o processo terapêutico sob medida.
A hipnose ericksoniana é confundida com um modelo conversacional por compreender o transe como um estado natural, porém é bem importante destacar que essa é apenas uma das estratégias desse modelo de hipnose.
Aprender as técnicas e o manejo proposto por Erickson é enriquecedor, é como aprender a tocar um instrumento e compor ao invés de reproduzir uma música, ou cozinhar e ficar livre para misturar os sabores ao invés de repetir uma receita.
O mais importante disso tudo é que o esforço racional e consciente jamais será capaz de alcançar a totalidade do nosso ser, a grandiosidade dos nossos processos inconscientes e com o modelo de hipnose ericksoniana podemos construir uma comunicação, adaptando nossa linguagem e mergulhando em nosso próprio inconsciente, desenvolvendo cada vez mais a habilidade de confiar nessa grande porção da nossa mente.
2 comentários sobre “O que é hipnose ericksoniana”
Sempre fico imaginando que o Erickison enxergava com o coração.
Boa definição!