Como Telma Sueli define o trabalho de Milton Erickson

Teremos texto dos alunos de hipnose ericksoniana no meu blog? Claro que sim. Segue a produção de Telma Sueli, psicanalista que atua em Fortaleza – CE.

 

Descobrir Erickson é excitante, prazeroso e gratificante quando se busca uma qualidade no trabalho com psicanálise. Sabemos que Freud percorreu o caminho da hipnose e logo abdicou de prosseguir seus estudos sobre isso. E pra falar a verdade, pela hipnose apresentada por Freud, eu nutria um grande preconceito, mas no setting percebi que era preciso usar de muitas ferramentas para alcançar o inconsciente do outro e porque não dizer o nosso também. Sai em busca de conhecer sobre o que seria a hipnose e de certa forma quase me frustrei novamente ao me deparar com a hipnose dita clássica, mas no meio do caminho me deparo com o Sr Erickson, que me encanta e desperta em mim a ânsia de comprrender como esse senhorzinho conseguia chegar e interferir no inconsciente com tanta facilidade e com resultados tão eficazes. Assim iniciei minha busca para conhecer o trabalho que tanto me encantou.

Definir o trabalho de Erickson para mim não é fácil, também não tão difícil se usarmos uma metáfora, podemos dizer que ele soa como uma música conhecida e prazerosa que você só precisa iniciar a cantar e se deixar levar que ela flui naturalmente. Ou como uma roupa que você pede a uma costureira para fazer sob medida e não a compra numa loja de departamentos, é ainda uma luva na medida exata da sua mão.

Cada inconsciente que chega até você é especial, é único e somente uma viagem ao universo desse inconsciente te permite vislumbrar possibilidades de modo único também, permitindo a esse inconsciente vislumbrar novas perspectivas. Erickson através de suas histórias construía caminhos que proporcionavam o confronto com a realidade de maneira sútil, aumentando expectativas positivas motivando as mudanças necessárias ao caso, histórias eficazes em diminuir a resistência, em extrair do próprio inconsciente o poder de mudança, de maneira não convencional, usadas de acordo com a personalidade do inconsciente em questão, de maneira criativa e imprevisível. Erickson trabalha com a vontade do inconsciente, pois é esse inconsciente que determina a mudança e não a vontade do terapeuta.

Milton H. Erickson percebeu que a comunicação com o inconsciente também acontecia de diversas maneiras dependendo de cada personalidade, percebeu as potencialidades da mente consciente e inconsciente, percebeu como as histórias podiam ampliar o impacto necessário para as mudanças, percebeu o inconsciente como a essência da pessoa e trilhou seu caminho para atingir o inconsciente baseado no mais profundo e sincero respeito na individualidade de cada um.

 

Telma Sueli

Escrito em Janeiro / 2022, publicado em fevereiro do mesmo ano.

3 comentários sobre “Como Telma Sueli define o trabalho de Milton Erickson

  1. Comentário de Wagner:
    Cumprimento a nossa amiga, Telma Sueli e demais colegas de cursos através do nosso Professor e Mestre Adamo Brasil, já parabenizando Telma pelo seu tão pontual texto sobre O Trabalho de Milton Erickson.

    Essa Mente Brilhante, Erickson, foi e ainda é um divisor de águas na área da hipnose, e porque não dizer das psicoterapias? Visto que a hipnose era uma de suas ferramentas mais usadas, para acessar os recursos que possuímos em nosso inconsciente, para os mais variados tratamentos.

    As limitações físicas que adquiriu por conta de uma poliomielite, não foram capazes de limitar sua brilhante mente, mas utilizadas para aperfeiçoar e desenvolver tão especial técnica terapeutica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.