Como defino o trabalho do Erickson? Por Adamo Brasil

Milton Erickson foi um psiquiatra norteamericano que revolucionou o campo das terapias no século XX.

Através de uma linguagem verbal e não verbal, ele aprendeu a atingir a essência das pessoas, conectando-se com suas dores mais profundas e conduzindo-as ao extremo oposto – para seus recursos mais incríveis e imperceptíveis.

Erickson buscava estar 100% presente e dedicado ao outro.

Erickson repassava tudo que aplicava em si mesmo.

Erickson trabalhava em si, e por consequência aprendia a trabalhar no outro.

Erickson ensinou seus modelos e técnicas deslocando os aprendizes para um lugar de recursos, e não apenas apresentando esquemas, conceitos e teorias.

Caso fosse possível definir o trabalho do Erickson eu usaria uma afirmação semelhante a essa: ele buscou estratégias para comunicação com o inconsciente, o foco dessa comunicação era explorar as potencialidades humanas para que o sujeito não produzisse apenas o sofrimento, mas prioritariamente a força de lidar com a vida e seus desdobramentos.

Busco usar a abordagem ericksoniana como símbolo para cuidar de mim e faço um relativo esforço para converter isso no acompanhamento dos processos de outros.

Metáforas, reenquadramentos, anedotas, conjuntos de sim, rapport, campo relacional, comandos indiretos e tantos outros termos são incapazes de reunir o quanto essa abordagem significa para a minha vida pessoal e profissional.

É uma alegria por compartilhar essa caminhada contigo.

Quem sabe o Erickson já passou por ai também.

Abraços,

A.B.

08/02/2022

25 comentários sobre “Como defino o trabalho do Erickson? Por Adamo Brasil

  1. Muito bom o texto. Realmente trabalhar com Erickson permite ao paciente descobrir alternativas próprias para a compreensão de si mesmo e alivio de seus conflitos.

      1. Gostei muito do texto. Eu praticamente não conhecia o trabalho do Erickson e estou amando, claro que um tanto se deve a este incrível ser humano e excelente profissional, que assim como Erickson, usa de muita dedicação para com seus pacientes. Gratidão por essa dedicação.

  2. Conheci o Adamo há alguns anos, num curso de Hipnose para Dor, em Fortaleza, e logo construí uma admiração pelo trabalho dele. Profissional sério, estudioso, experiente, competente; e, de bônus, ainda é dotado de uma postura serena e um modo de falar cativante, que desperta confiança e empatia.

  3. Quando estamos abertos a aprender outros pontos de vista , isso é uma grande contribuição, e de fato faz diferença na vida, na minha vida. Obrigada por compartilhar este conteúdo. Parabéns

  4. Eu acho sua abordagem excelente e sei que é, em grande parte, baseada no modelo do Ericson. Ele é extraordinário na percepção das atitudes conscientes ou inconscientes e na forma que usa a favor e você é igualmente genial por perceber e utilizar na prática terapêutica.

  5. Um texto excepcional.
    Só poderia vir de uma pessoa, também, excepcional sobre o trabalho desse ícone da Hipnose Clínica.
    Entrei na área da hipnoterapia em 2017, e tive a oportunidade de conhecer, através de Adamo Brasil, o que seria a Hipnose Ericksoniana (ou melhor a Hipnoterapia Ericksoniana), a partir de então venho buscando mais e mais informações e conhecimentos sobre essa técnica. Os livros referente a esse tema são de difícil leitura e compreensão, visto a sua complexidade em tentar transpor para o papel sentimentos, emoções, linguagem corporal, expressões faciais, entonações e velocidades de voz, enfim todos os recursos disponíveis que eram utilizados por Milton Erickson em seus atendimentos, onde muitos dos que são ciados nos livros eram improvisados em salas de aulas com espectadores e alguns deles interagiam tanto com Milton como com o paciente. Então, mais uma vez, Adamo Brasil com seu jeito Ericksoniano, vem nos brindar com um pouco do seu vasto saber nessa área, que foi criar grupos de leitura das obras sobre as vivencias de Milton Erckson, lendo, interpretando, comentando, nos explicando e nos ajudando a introjetar essa hipnoterapia fantática.
    Dessa forma tornei-me aluno de um de seus cursos, on-line, de Hipnose Ericksoniana, e venho aplicando esses conhecimento em mim, na minha vida e em meus clientes, com muito sucesso.
    Resumindo em uma palavra, tudo isso e muito mais, tenho somente GRATIDÃO.

  6. Bom dia professor Adamo.
    Adorei o texto, muito bom !!! Realmente és uma excelente profissional, estou muito orgulhoso de poder participar dos cursos juntamente com os demais colegas. Parabéns pelo seu excelente trabalho.

  7. Siiiim sobre Estar 100% presente, no aqui agora e conectado com o outro!
    E como se demonstra agradável conversar com o inconsciente, justamente quem toma a grande maioria das nossas decisões.

  8. Estar 100% no presente, vivendo, aproveitando, e conectado com a outra pessoa é maravilhoso.

    O que tenho percebido também é como é bom conversar com o tomador de quase todas as nossas decisões diárias, o nosso inconsciente.

  9. Texto excelente! Conheço seu trabalho de perto e sei o quanto Erickson o influencia de maneira tão positiva e significativa, o que me faz o admirar muito tanto pessoal, como profissionalmente. Às vezes, penso que você é o novo Erickson da nossa geração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.